domingo, 29 de julho de 2007

XXIV Simpósio Nacional de História

XXIV Simpósio Nacional de História – História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos – UNISINOS – São Leopoldo / RS – 15 a 20 de julho de 2007


Entre os dias 15 a 20 deste mês, aconteceu em São Leopoldo / RS o XXIV Simpósio Nacional de História organizado pela Associação Nacional de História, ANPUH. O evento é uma ótima oportunidade para professores e estudantes mostrarem seus trabalhos, pesquisas e para propiciar um contato mais próximo entre historiadores das mais diversas linhas.
A UNIFESP apesar da sua prematuridade nos cursos na área de humanas enviou para o encontro 26 estudantes. Lá, estes puderam ter uma boa troca de experiências com os pesquisadores que iriam apresentar seus trabalhos, em sua maioria mestrandos e doutorandos. O fato da UNIFESP mandar um número grande de alunos já em sua primeira turma, causou espanto em muitos, devido a supremacia de pós-graduandos e de professores universitários no evento. Tal atitude foi parabenizada e incentivada pela grande maioria.
Além da presença dos estudantes, a universidade foi representada por cinco de nossos professores: Jaime, Jens Baumgarten, Luigi Biondi, Luís Filipe e Wilma. Alguns estudantes tiveram ainda o prazer de conhecer o nosso possível futuro professor de História Moderna, Bruno Feitler, que talvez começará a lecionar em 2008.
O simpósio foi extremamente bem organizado. Ao fazer o cadastramento os participantes receberam uma sacola contento um Caderno de Programação, um Caderno de Resumo, um cd com os trabalhos apresentados, entre outras coisas. A estrutura da UNISINOS é ótima, o que possibilitou receber o evento de forma bem adequada.
De terça a sexta na parte da manhã aconteceram os mini-cursos. Cada estudante ao fazer a inscrição via Internet escolheu o assunto que mais lhe agradava entre as opções fornecidas. Os alunos participantes ao final destes receberam certificados comprovando a presença e o término do curso escolhido.
Os simpósios temáticos eram realizados a tarde. Pesquisadores das mais diversas linhas foram divididos em salas organizadas por temas específicos, setenta e seis no total. Tais atividades foram de grande importância para os alunos presentes da UNIFESP, pois tiveram a oportunidade de: aprender como é a realização e apresentação de um trabalho em nível acadêmico, participarem das discussões propiciadas em cada sala e também de aprofundarem seus conhecimentos em temas afins.
Além das atividades já mencionadas, houve várias conferências e discussões políticas sobre problemas ou situações pertinentes aos historiadores, como espaço de atuação profissional, formação do professor, deslocamentos interdisciplinares, entre outras coisas. O simpósio Nacional de História, organizado pela ANPUH, é com certeza uma ótima oportunidade para aperfeiçoar nossa graduação e ter um contato mais próximo com o ofício de historiador. Sendo, na minha opinião, imperdível para aqueles que querem ter uma formação mais completa, uma maior proximidade dos futuros trabalhos que iremos realizar e um maior contato com historiadores renomados em diversas áreas. Como disse: Imperdível.

Por: J.J - Coordenador de Comunicação